INFORMATIVO REUNIÃO COVID-19
INFORMATIVO SOBRE A REUNIÃO ON-LINE DO COMITÊ INTERSETORIAL DE ACOMPANHAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS - COVID-19 REALIZADA EM 31/08/2020
A Administração do Ministério Público do Estado Paraná tem utilizado como parâmetro os indicadores apresentados principalmente pela SESA sobre a evolução da pandemia do novo Coronavirus, visando desta forma, nos termos da Resolução sob n.º 3743/2020, o retorno das atividades presenciais no dia 16 de setembro corrente, de forma gradativa. Salientamos que, o MPPR e o TJPR estão seguindo o mesmo viés para retomada conjunta de suas atividades, visando o retorno às atividades presenciais com um número reduzido de servidores, levando-se em consideração a imprescindibilidade do trabalho desenvolvido (atividade-fim) e a impossibilidade de execução por meio remoto.
Existe uma grande preocupação por parte do MPPR em relação às comarcas por apresentarem realidades diferentes frente à pandemia, o que poderá resultar em comarcas retomando o atendimento presencial, enquanto outras permanecerão em trabalho remoto. Toda essa situação será criteriosamente analisada e decidida pela Administração em conjunto com as Coordenações Administrativas.
Mediante a insegurança de alguns participantes do Comitê em retornar às atividades presenciais, a Administração argumentou no sentido de que "o retorno será muito pequeno e ainda tímido. Mesmo nas atividades imprescindíveis, a excepcionalidade é o trabalho presencial. Tudo que for possível fazer por meio remoto, continuará a ser feito". E num eventual retorno, todos os cuidados para que o risco de contágio seja o mínimo possível, estão sendo tomados.
No decorrer desta semana, as entidades representativas da categoria, Assemp e o Sindicato, entregarão à Procuradoria-Geral de Justiça e ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento do novo Coronavírus – Covid-19, relatório sobre a enquete acerca do retorno presencial feita junto aos servidores, o qual discriminará entre outras coisas: as dificuldades encontradas para àqueles que de uma forma ou outra já retornaram; as preocupações daqueles que hoje estão em trabalho remoto; quantidades pertencentes a grupos de risco; coabitantes com pessoas do grupo de risco e também servidores que possuem filhos em idade escolar.
Cumpre informar que não foi descartada uma possível prorrogação do retorno com base no acompanhamento da evolução da doença, pois, caso haja um agravamento importante da pandemia, segue-se com o isolamento social. Foi salientado que ocorrerá mais uma reunião antes da data marcada para o retorno (16 de setembro).
Sabemos que há muita preocupação por todos no que se refere ao retorno presencial, e o que foi apontado na enquete será de suma importância para a tomada de decisões, não tenham a menor dúvida. Manteremos todos sempre informados!!! Grande abraço a todos. Cuidem-se e fiquem bem!!!
Curitiba, 1° de setembro de 2020.
VITOR A F RODRIGUES ELIS REGINA SLOMSKI
Presidente Assemp-Pr Presidente Sind MP